Outubro é um mês consagrado às eleições, tivemos neste domingo 1º/10, a eleição dos Conselheiros Tutelares, o resultado encontra-se no final do texto, será publicado no diário oficial do município até o dia 20 de outubro. O prefeito Angelo Oswaldo esteve hoje na Escola Estadual Dom Pedro II para votar, ele foi visto chegando, quando encontrou com o vereador Vander Leitoa.

Ano que vem as eleições serão para prefeitos e vereadores, serão realizadas no dia 6 de outubro, o primeiro domingo do mês, quando é comemorado o dia do Prefeito. Após uma pesquisa, a corrida eleitoral dos partidos para serem reconhecidos como terceira via esquentou.

Uma pesquisa ouviu 407 questionários, com grau de confiança de 95%, realizada no dia 11 de agosto. Testaram o Dú do Veloso, no questionário é o pré candidato que tem menor rejeição. Antes dele aparecem Júlio Pimenta, Gleiser Boroni, José Leandro e Angelo Oswaldo, respectivamente. A situação da Saneouro foi questionada, e o maior número de respostas defendem a saída da empresa. A pesquisa não apresenta os dados que quem a contratou e de quem aplicou.

Pré candidatos

Na abertura do escritório do deputado estadual, Leleco Pimentel (PT), na bauxita, o prefeito Angelo Oswaldo fez discurso de campanha, como um “candidato de uma federação e não de um partido”, se colocando como uma opção do PT e do PCdo B, que deixariam de ter candidatos próprios a prefeito, neste caso, em nome da federação “Brasil da Esperança”, reunião de 3 siglas: PT, PCdoB e PV. Mas sabe-se, que lá nas bandas do PT, se discutia a candidatura própria, com baluartes do partido exigindo de Leleco que candidate-se. Pelo visto devem ter se acertado o apoio ao prefeito.

Ocorre que os adversários do prefeito Angelo Oswaldo sabem que ele não tem interesse em deixar o cargo. Assim, além dos rivais já conhecidos como José Leandro e Júlio Pimenta, surgem novos nomes em busca da cadeira de prefeito de Ouro Preto.

Júlio Gori é um deles, disse durante reunião da Câmara que é “pré”! Informações de bastidores dão conta que Júlio Gori pode ser a aposta de José Leandro, para combater Angelo Oswaldo, caso ele não tente ser candidato, mesmo inelegível, mas depois de lançar no ar, que Angelo Oswaldo não tirou a Saneouro porque não quis, o caldo engrossou. Virou comentário pra rua afora, e agora será Júlio Gori candidato a vice? Ou é uma estratégia de colocar o assunto em pauta para fortalecer seu candidato, o vereador que mais amolou o prefeito com o assunto, a ponto de ganhar a porta na cara, sendo chamado de palhaço. Júlio Gori já está em “pré”, então, há muito tempo!

Entretanto, o nome que já está posto oficialmente é do PSOL, o partido lançou Du Evangelista, como pré-candidato a prefeito de Ouro Preto. Ele esteve em Brasília na última semana  com a direção nacional do partido, fortalecendo a perspectiva do partido encabeçar a terceira via para a cidade. Du do Veloso já tem o apoio da Federação PSOl-Rede Sustentabilidade, a reunião confirmando o posicionamento foi realizada no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, com a presença do presidente da Rede em Minas Gerais, o ex-vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac e Rogério Fernandes, que pode ser vice, ou candidato a vereador.

Reunião realizada em Agosto de 2023

Giovanni Mapa pode ser uma surpresa das candidaturas, com sua rápida passagem pela Câmara com a licença de Saúde da vereadora Lilian França, o despontou com liderança e vem ao seu modo marcando espaço. 

A pesquisa teria encontrado alta porcentagem de rejeição para os candidatos “veteranos”. E a turma dos “pré-candidatos”, não tem rejeição alta, o que facilita para entrar no pleito, Julio Gori e Giovanni Mapa não constam na pesquisa. Imagine os candidatos que tem alta rejeição… Como chegarão na casa das pessoas? Terão campanhas apenas de Instagram? Ou vão subir e descer ladeira? Giovanni está no páreo, fez questão de participar da Câmara itinerante no distrito de Santa Rita.

Enquanto isso, Júlio Pimenta como bom mineirinho, corre pelas beiradas em busca do retorno para a Praça Barão do Rio Branco. Tem como bandeira o subsídio para as contas de água. Ele enfrenta o tema tranquilamente e diz que se tivesse sido reeleito a situação já estaria resolvida. Afirma ser necessário o serviço de tratamento de água para a cidade. 

Quem gosta de contar os dias para as eleições é o vereador Luiz Gonzaga do Morro, hoje dia 1º de outubro faltam 12 meses e 5 dias para as eleições municipais. 

Ministra da Cultura em Mariana

A visita da Ministra da Cultura Margareth Menezes na última quinta-feira, foi o evento da região. Contou com a presença de prefeitos de Santa Bárbara, Alcemir Moreira, Itapecerica Wirley Rodriguês, Ouro Branco contou com o vice-prefeito, Celso Vaz e o Angelo Oswaldo por Ouro Preto. Durante o cerimonial arrumaram umas cadeiras para Angelo, Leleco, Padre João, Andreia de Jesus e Cristiano Vilas Boas que não ocuparam o dispositivo de honra.

É interessante ver o Angelo Oswaldo na solenidade dos “zotros”, sem direito a fala, só a uma cadeira em local de destaque, para que veja de perto as autoridades em seus discursos, citando sua presença em reverência, mas não discursará. Ele colou na ministra de cara, já na chegada não se fazia nenhuma foto dela sem ele do lado, mas colado que o prefeito de Mariana.

Depois da solenidade oficial e depois do almoço, ele teve tempo de exercitar sua eloquência para a ministra Margareth Menezes, a qual foi recebida ao som de “Faraó- Divindade do Egito”. Angelo Oswaldo em seu perfil do instagram publicou fotos da agenda fechada e, mesmo que fosse aberta não teria como assistir, por ter que encerrar a edição do jornal impresso.

Apesar de ter colado na ministra e ter tido a tarde com ela, antes disso quando saiu da igreja de São Francisco pegou a “turma do Iphan” brincando que “tudo que entra sai”,  se entra um projeto, sai uma aprovação, elas nem perceberam que saia da igreja naquele momento, o prefeito Angelo Oswaldo, que poderia ter ouvido (pois falavam em alto e bom som) e entendido que se tratava do caso “Diferentão 2”. 

Celso Cota comemorou ter sido da vontade de Deus ter planejado a restauração há 12 anos e agora pode entregar as revitalizações, ao ver que a professora emérita do ICHS, Hebe Rola estava na platéia, destacou a força do Compat. 

Estrada da Purificação

Vander Leitoa deve estar rindo atoa com a conclusão do calçamento da estrada da Purificação, ele cobrou a obra e teve um período que em toda reunião pedia o início das obras. Agora tem esse capital político, (os louros) há um ano das eleições. A Samarco entrega a condicionante 57 de sua retomada.

Ponto em que o calçamento se encontrou, trabalho concluído sábado, 30/09, pela Hexágono Engenharia
resultado da Eleição de Conselheiros Tutelares

Por Marcelino de Castro
Fotos: Marcelino de Castro/diário de Ouro Preto