Ouro Preto – O Brasil vai começar! Lá se foi o Carnaval! Agora é pra valer! Acabaram os recessos parlamentares e o março já se aproxima com a Semana Santa, logo ali em abril, os secretários que quiserem se candidatar terão que deixar os cargos. É, passa rápido.  

Depois de protestos pela liberação da Praça, “solta” nos acréscimos dos segundo tempo, as escolas de Samba passaram pela praça com seus enredos. A expectativa para a liberação tirou o sono de muita gente! Acho que os que mais sofreram com a interdição foram as escolas de Samba.

No domingo e na segunda, havia um clima de pertencimento, tanto dos que desfilavam e dos que foram torcer por suas agremiações. Uma bela festa sem nenhum imprevisto. E a festa foi bonita, as escolas brilharam em sua criatividade, tanto nos enredos quanto nas fantasias e baterias. 

E os políticos na Folia?

Tivemos Marquinho do Esporte e sua esposa na velha guarda do Padre Faria, claro com paquinha puxando o samba, que provavelmente deve ser candidato a vereador. Por falar em vereador, tivemos Matheus Pacheco na Bandalheira. Kuruzu estava de padrinho da Escola Santa Cruz e desfilou feliz pela praça. 

Alex Brito ta estourando de alegria com a são Cristóvão campeã, ontem ele foi para a reunião da Câmara com a camisa da Escola. Zé do Binga entregou os troféus às escolas campeãs. Júlio Gori deu as caras como folião, mas de olho, fiscalizando o trabalho da Prefeitura e da Liga dos Blocos.

O prefeito Angelo Oswaldo estava no meio do povo, na terça-feira, foi pro meio do Zé Pereira na praça Tiradentes. Ele deve estar bem aliviado, depois do suspense com a utilização da praça.

O pré-candidato a prefeito, Eduardo Evangelista, “Du do Veloso”, deve estar rindo atoa, além de ter sido Chico Rei, coroado na comissão de frente da São Cristóvão, ainda viu a escola levar o título.  

Liga dos Blocos 

O carnaval universitário é indiscutivelmente um grande atrativo para o turismo, com um público de cerca de 7 mil pessoas por dia movimentou a cidade. Os flashes dos blocos podem ser vistos em diariodeouropreto.com.br e em @jornaldiariodeouropreto. 

Estima-se que foram coletadas cerca de 10 toneladas de material pelas Associações de Catadores de Materiais Recicláveis do Município (Acmar), a Associação de Catadores do Padre Faria (ACPF) e o Clube da Melhor Idade Renascer, durante os 4 dias de carnaval universitário. 

Por Marcelino de Castro

A coluna Tiquinho de Política é veiculada aos domingos em diarideouropreto.com.br