Ouro Preto – Fé e Política é um movimento social, do qual podemos dizer que o deputado federal Padre João é uma referência, acompanhado do deputado estadual Leleco Pimentel, que também sempre esteve no Movimento Fé e Política, agora os dois estão “Juntos para Servir”, com esse slogan, os eles visitaram Amarantina na última quinta-feira, 20/07, e pretendem vasculhar as documentações da Pedreira Irmãos Machado. Padre João disse que agora pode contar com os ministérios do Meio Ambiente e dos Direitos Humanos. A pauta foi a manchete da edição de sexta-feira, 21/07. Lá em Amarantina, tem moradores com Fé na política, para ver se resolvem os conflitos.

Ontem tivemos políticos na Fé. Eu fiquei no meu canto, nem cheguei perto, para não sair como impertinente. Todos têm o direito de expressar sua fé, se o fazem, não serei eu obstáculo para isso. Assim, como não sei se o Secretário de Estado da Cultura, Leônidas de Oliveira, estava na cidade para rezar ou para trabalhar, nem fui na coletiva e nem o entrevistei, nem a ele, nem o prefeito, nem o presidente da Câmara, nem o vice presidente, nem os secretários. Não amolei ninguém! Às vezes, pelas reações, acho que só de me verem já ficam amolados! Mas como mostrei ontem, nem sempre tenho essa intenção. Agora quando tem que amolar… Aí a coisa muda de figura, e a amolação não é na Igreja, eles sabem disso.
O Largo do Rosário ficou lotado para ver a saída da “Procissão”, ou “do cortejo teatral”, já que o evento é uma releitura da festa. Para uma fiel com quem conversava, como teve missa antes, “é procissão mesmo”. Ela explicou que dessa vez não seriam as figuras bíblicas, mas tinham os anjos de prata. Ouvi com atenção sua definição do evento.
Vendo a imponência da imagem de Nossa Senhora das Mercês, deixei de ser o observador e também exercitei a Fé, pedindo que os grilhões sejam quebrados e que os cativos sejam libertos, enquanto o andor passava diante de mim, observava o manto branco terminava sobre as rosas, as quais até pareciam artificiais de tão perfeitas, mas eram naturais, fui conferir depois, e achei uma pauta, o aniversário da Irmandade.
Nem imaginava que seria o protagonista de uma cena lá dentro da Igreja com a chegada da padroeira!
Ah! Se Padre Simões tivesse visto, ficaria satisfeito comigo ontem, quando quebrei o silêncio e em alto e bom som, lembrando aos fiéis presentes que a padroeira chegava em sua casa, de imediato já puxando as palmas!
E por falar em Padre Simões, ele sempre nos pedia para não publicar receita de bolo, uma alusão ao período da ditadura militar, quando os jornais colocavam receitas de bolo no lugar das matérias censuradas. Como ele sempre dizia “Ouro Preto se renova na Cultura e na Arte”. A valsa “Saudades de Ouro Preto” foi executada pela Corporação Musical de Rodrigo Silva, numa retreta após encerrando o evnto. Talvez seja essa composição a mais pedida pelo velho vigário às bandas de Ouro Preto.
E a Política?

A política anda a passos de procissão mas nunca pára. Na saída da igreja do Rosário, o prefeito Angelo Oswaldo e o secretário de Estado da Cultura saíram segurando a dianteira do palio, do mesmo lado de Angelo Oswaldo estava o prefeito da cidade histórica de Itapecerica, Wirley Reis. Na chegada à Brasília do Pilar, quem estava na dianteira do Palio eram o vereador Renato Zoroastro e o secretário de Obras Franklin Evangelista, também estavam na condução do pálio os vereadores Zé do Binga, que preside a Câmara, e Alex Brito. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Guerra, que também sonha em ser prefeito, estava entre Renato e Alex.
Como já havia dito, muitas pessoas acham que o prefeito Angelo se reelege pela falta de concorrentes à altura. Uma vez que o assunto Saneouro “flopou”, as pessoas agora buscam um pouco mais de intimidade na conversa, para falarem de suas contas de água. A Saneouro virou assunto de pé do ouvido.
Quem corre por fora e já tem partido é Juliano Capelão, ele é o novo presidente do Partido da Mobilização Nacional (PMN), na enquete que corre nos grupos de “Zap”, ele chegou a liderar a pesquisa. Hoje com 44 votos Júlio Gori lidera com 38,3%, seguido de Júlio Pimenta com 33 votos e 28.7%, Juliano Capelão segue em terceiro com 14 votos e 22%, Kuruzu vem em 4º lugar com 8 votos e 7%. Regina Braga tem 4 votos e 3,5%, Zé Leandro e Angelo Oswaldo estão empatados com 3 votos e 2,6%, seguidos de Zé do Binga com 2 votos e 1,7%.
Mesmo fora da pesquisa, o professor Rogério Fernandes, que esteve recentemente na Audiência Pública da ALMG discutindo as questões de duplicação da rodovia, defende um posicionamento conjunto e mais firme dos prefeitos das 3 cidades da Região dos Inconfidentes , exigindo intervenções e melhorias imediatas em vários trechos da rodovia, que evitariam acidentes graves, como o de hoje em Amarantina.
Rogério Fernandes foi fotografado ao lado do farmacêutico Nelson Garcia, que é cotado para ser candidato a Prefeito com Rogério de Vice. Garcia está no MDB, o mesmo de Renato Zoroastro e Júlio Pimenta.
Ah! Mas antes de encerrar temos que parabenizar a Corporação Musical de Rodrigo Silva, que atendeu aos pedidos desse escrevedô que pedia mais um! para Alegria da Deolinda, a parenta de praticamente toda a banda! Se dependesse de Rodrigo Silva, acho que o prefeito seria Sandro!




E não poderia terminar a coluna Tiquinho de Política sem dizer que os deputados Federal Rogério Correia e Beatriz Cerqueira comemoraram o repasse do Ministério da Saúde de mais de R$ 3 milhões para a Santa Casa de Ouro Preto, o anuncio fei feito pela Ministra Nísia em Belo Horizonte, na sexta-feira.
A coluna de hoje dedico à Dona Cecília, artesã, que no auge de seus 85 anos estava muito feliz ontem na Igreja do Pilar.

Por Marcelino de Castro
A Coluna Tiquinho de Política é publicada aos domingos no diariodeouropreto.com.br