A Coluna de hoje foi escrita e reescrita, pensada e repensada e depois desisti e resolvi escrever assim… no mineirês mesmo! Senão só entraria no ar amanhã! “Quem espera sempre alcança três vezes Salve a Esperança!” A cidade primaz das Minas Gerais agora tem prefeito. Governada por 2 anos e 7 meses por três vereadores diferentes, eleitos entre os pares, tem agora prefeito e vice-prefeito eleitos pelo sufrágio. 

A luta de Celso Cota na justiça alcançou êxito na quinta-feira, 17/08, deram provimento aos seus pedidos. Já na sexta-feira, ao som da música de campanha Celso Cota e Cristiano Vilas Boas chegaram à Câmara, em solenidade concorrida e espremida! Ontem Celso já estava em ação da prefeitura na localidade de Ponte do Gama, gravou vídeo com o vice-presidente da Câmara Fernando Sampaio. Hoje assistiu à missa, comungou e depois posou com o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, acompanhado de seus familiares e do vice-prefeito Cristiano.

Amanhã será a hora de ver a situação da prefeitura, entrar de fato para trabalhar, despachar no Gabinete. Exonerar e nomear secretários, entender as contas e tomar pé dos andamentos das obras, das escolas, dos postos de saúde… CFEM!


Essa segunda-feira 21 de agosto de 2023 é o primeiro dia de Celso Cota na Prefeitura do mandato conquistado em 2020, do qual só poderá governar 16 meses e 14 dias. Cristiano disse que o mandato será de 10 anos em 1, e que o município terá laços estreitos com o governo federal, disse que através do presidente do IPHAN encaminhou convite para o presidente Lula inaugurar a igreja de São Francisco, em Setembro. 

A DESPEDIDA DE TIKIM MATEUS

Enquanto o TSE não resolvia o processo, a Câmara de Mariana precisou convocar o suplente para a vaga aberta com a prefeitura interina. Quem passou mais tempo ocupando essa vaga foi Tikim Mateus, durante a gestão de Juliano Gonçalves e Edson Agostinho, com a decisão da quinta-feira, acabou também seu mandato, uma vez que o quadro da Câmara estaria recomposto pelo prefeito interino que retomava a presidência da Câmara. 

Tikim Mateus é aquele vereador que saiu de galope atrás do governador para cobrar sua presença no dia de Minas. Naquele dia, o governador saiu sem falar com os prefeitos da bacia do Rio Doce, pediu licença e deixou o evento como se estivesse com algum compromisso urgente, e nem parou para ouvir Tikim que reivindicava sua presença no dia de Minas.

Depois descobrimos que o governador saiu às pressas para ir à Rádio Ouro Preto dar entrevista, enquanto ele falava na rádio alguns professores da UFOP queriam saber que aeronave era aquela que nunca decolava e não desligava o motor… Os pilotos estavam à espera de Zema. Que esse fim de semana esteve em Tiradentes para ir comer comidas típicas de Minas! Roda o estado inteiro, mas não cumpre agenda oficial em Mariana no dia de Minas, foi a critica do então presidente da Câmara Fernando Sampaio.

Emocionado, às lágrimas mostrava o bóton da Medalha em sua lapela e pedia respeito ao governador, ele cobrou o líder do Governo na ALMG, João Magalhães levasse o recado que assistia a posse. Disse que terá mais votos, que é livre, que não tem amor para partido, o que chamou a atenção do deputado Thiago Cota, que chamou o vereador para o PDT, durante seu discurso. 

Trecho do Discurso de Tikim

“Primeiramente a Deus, depois aos meus eleitores e esses 15 vereadores um por um sem execessão, hoje me sinto lisonjeado, da primeira vez eu senti um baque ao sair, foi muito de repente, mas dessa vez eu tava preparado, fiquei chateado sim de estar saindo, mas eu posso falar de coração, me sinto feliz porque Mariana vai melhorar, tenho certeza que vai melhorar, vai melhorar porque tem que melhorar. Do jeito que tá entra um sai outro, por mais que a gente queira estar na vereança, tem hora que a gente tem que largar um pouquinho do ego, do orgulho, pro lado e pensar no bem de todos, eu to falando de verdade Celso, eu não tenho que pagar simpatia você sabe disso, cê sabe que ocê me conhece há muito tempo, tenho um respeito imensurável por você,  cê sabe disso, eu acredito que Mariana vai estar em boas mãos. Eu falo aqui eu falo é de coração. Porque quando eu escolhi vim para a política, eu escolhi para servir, essa é a obrigação do político. O Político tem que servir, o político não tem que ser servido, político não tem que ser bajulado, tem que ser cobrado, tem que para com esse negócio de ficar bajulando político. Político tem que cobrar, tem que cobrar. Celso você tá entrando, eu te desejo três vezes boa sorte, que Deus possa iluminar seu caminho, como vem iluminando, você é um cara abençoado, então Celso o que eu posso falar hoje é gratidão”.

Continuou dizendo que vendeu picolé na praça Minas Gerais, que tudo que faz é com excelência e se corrigiu “eu não, Deus ilumina que eu faça[…] hoje posso sair daqui de cabeça erguida” , ele se emocionou pega na lapela, mostra o boton da medalhada do dia de MInas e diz que político tem que servir, e relatou os casos de doentes acamados que acompanha de perto. Diante das lágrimas estavam deputados estaduais e federais também representantes do povo, assistindo o discurso comovido da despedida, “enquanto muitos brincam de trabalhar o povo ta sofrendo, num é só aqui não é no mundo inteiro”. ele acredita que com o prefeito empossado Mariana terá o respeito e o holofote que merece. Inclusive tendo o respeito do Governador, que agora terá que negociar a repactuação com Celso Cota. 

Tiquinho Mateus merece um “Tiquinho de Política” só pra ele, mas tem enquanto isso vamos falando da solenidade. Ele não encerrou sem antes cobrar o governador  “o deputado aí que representa o Zema, vou pedir por gentileza, é obrigação do Zema vir aqui. eu votei nele, eu não to falando da boca pra fora, e continuo respeitando ele, mas, pode ser quem for, eu ia falar do mesmo jeito […] mas fala pra ele respeitar a primeira de Minas. É aqui que nasceu  a história do Brasil […] Mariana vai ter outro olhar dos políticos de alta hierarquia”. 

CHEGADA DE CELSO COTA

Depois de 2 anos, 6 meses e 17 dias de espera, e três prefeitos interinos a situação eleitoral foi resolvida. O Tribunal Superior Eleitoral decidiu na última quinta-feira, 17/08, que o prefeito eleito em 2020, Celso Cota e Cristiano Vilas Boas fossem conduzidos aos cargos imediatamente. A urgência não permitiu que fosse emitido o diploma eleitoral, assim diante da certidão emitida pelo Cartório Eleitoral foi realizada a posse pelo presidente da Câmara em exercício, Fernando Sampaio.

Na sessão solene, foi encerrado o mandato do vereador Tiquinho Mateus, com o retorno do Presidente da Casa Edson Agostinho, “Leitão”, que estava como prefeito interino. Tiquinho Mateus se emocionou ao se despedir da Casa e cobrou do líder do governo na Assembléia que o governador Romeu Zema respeite Mariana.

A posse ocorreu na noite de sexta-feira, 18/08, com a Câmara lotada e com a música da campanha tocando repetidamente até que começasse a solenidade. A Câmara estava lotada e cada vez enchia mais, quando Celso Cota chegou foi aclamado pelo povo que esperava para assistir a sessão. No plenário estavam os convidados, ex-prefeitos, ex-vereadores, vereadores e dos deputados estaduais João Magalhães(Líder do governo na ALMG), Leleco Pimentel, Thiago Cota e dos deputados federais Padre João e Paulo Abi-Ackel.

Os vereadores Naércio França e Vander Leitoa estiveram presentes, Lilian França mandou assessores e o ex-prefeito Zé Leandro estava presente, ficou do lado da ex-prefeita de Mariana Terezinha Ramos. 

No dia 2 de agosto, durante a inauguração da Câmara, o assunto era a sessão do TSE em que a votação ficou parada em 3×2, para Celso Cota, mas o pedido de vistas e o voto da Ministra Cármen Lúcia trazia a dúvida sobre a diplomação e posse. Mas 15 dias depois, a corte decidiu em favor de Celso Cota e Cristiano, que tomaram posse no prédio histórico da Câmara de Mariana. 

Após os juramentos e a assinatura do termo de posse, o primeiro a discursar foi o vice-prefeito, Cristiano Vilas Boas deu boa noite e disse que depois de tanta espera o “boa noite” tinha que ser entusiasmado. 

Segundo Cristiano, houve um pedido ao IPHAN que inaugurasse a Câmara antes da igreja de São Francisco e do Museu da Cidade. “Parece que já estava escrito que a Câmara tinha que ser inaugurada antes pra gente tomar posse Celso, aqui no prédio Histórico… A gente sempre tem que acreditar nos planos de Deus”.

Para Cristiano, Mariana assim como o país “passou por momentos turbulentos na nossa democracia e agora estamos retornando tanto no Brasil, como aqui em Mariana, demonstrando que vale a pena sim acreditar na justiça, acreditar na democracia e principalmente, respeitar o voto do povo na urna, porque só o povo que coloca a gente aqui e que pode tirar, então mais uma vez ficou comprovado que vale a pena acreditar na democracia e que o voto do povo deve ser respeitado”. 

Ele acredita que terá um bom relacionamento com o Governo Federal e espera a presença do presidente Lula para a inauguração da igreja de São Francisco de Assis. Cristiano acredita que farão uma gestão participativa, assim como foi elaborado o plano de governo. “Vamos cumprir o plano de governo que foi feito pela população junto conosco”. Lembrou que o grupo político mesmo fora do poder se manteve unido, demonstrando como deve agir um grupo que pensa na cidade.

O vice-prefeito emocionado segurava o microfone com força e disse que não teve tempo de comprar um terno novo, nem escrever um discurso, agradeceu aos familiares pelo apoio nos momentos difíceis que passaram, inclusive sendo desacreditados na vitória na justiça. “Só eu e Celso sabemos os interesses poderoso que enfrentamos”

Citando o hino a Mariana, pediu aos presentes que sempre lutem pelos seus sonhos. “Quero deixar essa mensagem, porque essa história de hoje é também uma história de superação, muitos falavam que nós chegaríamos aqui, e nós chegamos”, desabafou Cristiano.

Celso Cota iniciou seu discurso agradecendo a presença dos presentes, especialmente os que estavam do lado de fora da Câmara. “Agradecer a Deus por esse momento, um momento que nós tivemos que trabalhar muito, mas eu acho que essa missão dada a nós, e Deus nos deu determinação para que pudéssemos cumprir. Deus nos deu força para poder dizer para vocês que nós não mentimos para vocês, nós estávamos corretos com nossa candidatura, que nossa candidatura era legítima, lembro que muitas pessoas depois que elegemos, perguntava assim pra mim: -Celso, mas qual é o fundamento da sua candidatura? eu dizia o ponto de nossa defesa inicial, quero agradecer a todos os advogados que participaram”.

Celso revelou que chegou a pensar em abrir mão do processo para que Mariana pudesse ter seu rumo decidido na eleição extemporânea. Agradeceu ao deputado Paulo Abi-Ackel por ter sido peça fundamental no processo. “Salva de palmas pro meu amigo Paulo Abi-Ackel, Deus te abençoa”.

Hoje foi mais que um Tiquinho de Política, apesar de não ter dado tempo de relatar tantos assuntos!

Semana que vem tem mais! Com mais tiquinhos da política, com a vontade de governar que Celso Cota está, já ofuscou os prefeitos da região, como ele mesmo disse, não imaginava que teria tantos veículos de imprensa em sua posse.

Por Marcelino de Castro