Ouro Preto – Não tá fácil para ninguém, muito menos para a Saneouro que foi multada pela Vigilância Sanitária, em 450 mil FEMGS – Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais, a empresa pode recorrer. Ninguém está com dó da Saneouro e nem acreditando nos políticos para tirá-la. Nossos leitores pegavam o jornal expressando sua raiva, revolta e desgosto com as contas, foi o que mais nos narram os consumidores.

No site da Prefeitura a notícia de destaque é a multa, ela também fez postagem no instagram informando da multa, que ainda tem duas instâncias para recurso, a empresa pode até conseguir reduzir o valor estabelecido. Pelo menos neste caso, a Prefeitura conseguiu divulgar o assunto em pauta no instagram e no site, o que nem sempre ocorre.

A manchete da multa foi comemorada com tom de vingança por muitos leitores, “ela num cobra caro? Agora tem que pagar também! disse uma senhora no Veloso. Apesar da notícia ter corrido como rastilho de pólvora, a população está querendo saber é se a tarifa será reduzida e se o prefeito cumprirá a promessa.

A semana começou com o deputado Estadual Betão (PT) visitando a cidade na segunda-feira, 20/03, ele se encontrou com representantes de sindicatos e movimentos populares, entre as pautas o saneamento básico, o acesso à água a preço justo e contra o avanço da mineração predatória. Ele se reuniu também com o Grêmio estudantil do IFMG, discutiram as perdas de conteúdos do Novo Ensino Médio.

Betão também se reuniu com professores do IFMG, com o diretor Reginato e encerrou sua agenda participando do III Simpósio Regional de Geografia e Mineiridade (SIRGEM), sob a temática: “Saberes Geográficos e a (re)construção da cidadania”.

Os vereadores estão cada vez mais críticos ao governo do prefeito Angelo Oswaldo, tanto na terça, quanto na quinta-feira, saber que a população não aderiu à tarifa social também esteve nos debates. Na quarta-feira, 22/03, dia da água, a manifestação na praça, realizada pela CUT/MG e o Sindágua lembrou as dificuldades vividas pela população de Ouro Preto, que segundo Eduardo Pereira, presidente do Sindágua, o povo sentiu na pele o significado de palavra “Privatização”.

A quarta-feira também teve o lançamento da Semana Santa, que terá dois grupos de seresta para animar a confecção dos tapetes no sábado de Aleluia. Efigênia Carabina, foi lembrada em vídeo institucional da paróquia.

Quinta-feira, pela manhã,  tivemos a reunião do Codema e do Comusa, quando foi anunciado que a Saneouro seria multada. O presidente dos Conselhos, Chiquinho de Assis e Eduado Evangelistas, Du do Veloso se estranharam.

 Ainda na quinta-feira, o prefeito Angelo Oswaldo estave na Assembleia para a reunião do conselho da Medalha da Inconfidência, por lei o prefeito de Ouro Preto é membro do Conselho, que escolhe os agraciados.

Apesar de ter a informação e atualizar insistentemente a página da Prefeitura, recebi a informação pelo zap, é alguém estava esperando também para divulgar. O Vereador Kuruzu gravou vídeo contando a iniciativa como se fosse da Prefeitura e não da Vigilância Sanitária. Kuruzu é um dos vereadores que defende o “Fora Saneouro”, que cada vez se parece mais distante.

Na sexta-feira, Ouro Preto recebeu a deputada Estadual Beatriz Cerqueira (PT), que visitou a Chapada, o bairro Pocinho, a Vila Aparecida, e encerrou a visita gravando vídeo na Piedade, com o Itacolomi ao fundo, mostrando o cartão postal. Acompanhada de representantes da APAOP, Famop e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) teve como pauta a Saneouro. Segundo Beatriz Cerqueira a escuta é desdobramento da Audiência Pública, realizada no dia 14/03. A deputada disse que após ouvir tantos relatos, que a situação é absurda da água sem qualidade. “ Aqui cobra esgoto, sem que a Saneouro cuide do esgoto. Nós nos somamos à luta da população contra esses desmandos e vamos continuar a luta para que essa privatização tenha fim”. 

Segundo Kuruzu, o deputado Federal Reginaldo Lopes (PT) também esteve na cidade, para uma reunião na Universidade. 

Na noite de sexta-feira, Eduardo Evangelista, Du do Veloso estava reunido com os filiados e simpatizantes do Psol e da Rede Sustentabilidade, os partidos que formam uma federação, buscam se estruturar para disputar as eleições municipais com chapa completa para prefeito e vereadores. Entre os participantes estava Rogério Fernandes, que chegou a ser pré-candidato a prefeito, mas abriu mão para apoiar Angelo Oswaldo, do qual foi secretário de Educação, deixou a pasta descontente com o governo e agora reúne aliados para  consolidar a chapa alternativa aos nomes já conhecidos pelos eleitores ouro-pretanos.

Amanhã, a Samarco realiza audiência pública às 18h30, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, para discutir o processo de Licenciamento de Longo Prazo, medida necessária para a realização das obras para ampliação da capacidade de produção.

Um leitor que não quer se identificar, de jeito nenhum, disse que a Samarco tentou realizar uma “pré-audiência” em Antônio Pereira, mas ninguém foi, depois realizaram outra reunião. Para esse leitor, disse que a Audiência Pública é justamente o momento para a comunidade apresentar seu ponto de vista, expliquei que haverá transporte gratuito, sem sucesso no convencimento para a participação cidadã. 

Vamos ficando por aqui, domingo que vem tem mais um Tiquinho de Política, sexta-feira 31/03, encerra o prazo para a Saneouro dizer se aceita reduzir a tarifa de água. Ouro Preto está pegando fogo, por causa da água!

Por Marcelino de Castro

A Coluna Tiquinho de Política é veiculada aos domingos no diariodeouropreto.com.br