Ouro Preto – A quinta-feira foi agitada. Apesar do feriado de aniversário, a manhã foi iniciada com a manifestação do movimento  “Fora Saneouro”. Enquanto os manifestantes ocupavam a praça Tiradentes, na igreja do Pilar, o prefeito Angelo Oswaldo, a vice-prefeita Regina Braga e os vereadores Zé do Binga, Renato Zoroastro, Mateus Pacheco, Luiz Gonzaga,  Júlio Gori, assistiam à missa solene em Ação de Graças. A missa já se encerrava, quando Padre João, deputado federal chegava à Santa Casa, para tratar de mais aportes de emendas parlamentares para a instituição tocar seus projetos de expansão. 

O 8 de julho de 2021 teve povo na praça no grito de “fora Saneouro”. Os manifestantes caminharam para a praça Tiradentes, ocuparam o espaço e apresentaram suas reivindicações. No mesmo momento as autoridades  estavam em oração, na basílica do Pilar, em missa solene pelos 310 anos, concelebrada por Dom Barroso e Padre Edimar Silva. Lá estavam o vereador Mateus Pacheco, que é o presidente da CPI; Renato Zoroastro, o relator da CPI e  Júlio Gori, que além de prestar denúncia ao Ministério Público, é autor do requerimento que solicitou a CPI. Ou Seja, sob as bênçãos da padroeira de Ouro Preto, estavam os homens, que podem resolver na Câmara, o que o povo reclama na praça Tiradentes.

Padre João, comemorando 26 anos de ordenação sacerdotal, neste 8 de julho,  foi visitar a Santa Casa de Ouro Preto, e conhecer as melhorias que podem ser realizadas com as verbas destinadas para a instituição, no valor de R$ 100 mil. Reunido com a diretoria do hospital levantou informações sobre as demandas da Santa Casa, que serão atendidasem futuras emendas parlamentares.

O presidente do PT de Ouro Preto, solicitou que fosse feita uma foto com o Padre João ao lado do busto de Dom Luciano, responsável pela ordenação, 26 anos depois a comemoração foi como a de Dom Luciano, ajudando o hospital.



Da Santa Casa para o Centro e do Centro para os bairros vemos faixas, cartazes, placas, pichações, a cidade está rabiscada de cima embaixo de “fora Saneouro” e como a vacinação avança em Ouro Preto, nesta sexta-feira, começam com 36 anos o grupo a ser vacinado, mais gente vacinada, mais gente apta a protestar! Aí os políticos vão precisar rezar mesmo!

Hoje a coluna tá curtinha, o dia foi muito corrido, distribuímos a edição de aniversário do jornal de 17 anos, e foi justamente pela distribuição do exemplar ao Dom Barroso, que se encontrava na sacristia do Pilar, que encontramos com todos os políticos acima citados! E para não deixar esse dia da política ouro-pretana, que comemora seus 310 anos de instituição, passar em branco, deixamos aí um tiquinho de política!

Dom Barroso Escreveu para o Caderno Cultura e Artes neste 8 de julho

Hoje teve protestos, Missa Solene e visita de deputado Federal! 

Por Marcelino de Castro