Ouro Preto – A Câmara de vereadores deve receber essa semana projeto de Lei para a criação da secretaria Adjunta Municipal de Água e Esgoto (Samae), que será responsável pelo acompanhamento do contrato da Saneouro. A notícia foi comemorada pelos leitores do Diário de Ouro Preto, que trouxe na edição desta sexta-feira, 28/04 a notícia em primeira mão.

A relação da Saneouro com os consumidores têm trazido dor de cabeça para muita gente. Não só aqueles que temem ver o fornecimento cortado por não conseguirem pagar as contas, mas também os políticos, que já se encontram desgastados devido à situação.

Distribuição em Santo Antônio do Leite

Essa semana para a surpresa de todos foi encontrada uma ligação de água errada da Saneouro no Morro São Sebastião, o que rapidamente na boca do povo virou o “gato da Saneouro”, gerando mais indignação. A empresa emitiu comunicado dizendo que foi um fato isolado e que a ligação seria corrigida.

Imediatamente Júlio Gori e Kuruzu apresentaram representação do Ministério Público, eles pediram que a cobrança seja suspensa e retorne após a conferência das instalações, que segundo a própria empresa superam 23 mil hidrômetros. A representação é destinada ao Promotor  de Justiça,  Dr. Flávio Jordão Hamacher. 

Batida na Cangalha

Após as críticas do prefeito Angelo Oswaldo, na solenidade 21 de abril,  sobre os recursos parados no governo do Estado, destinado a Ouro Preto em 2012, pela então presidente Dilma, os quais têm destinação para conter as encostas e áreas de risco. Zema mandou a equipe do DER, na segunda-feira, 24/04, realizarem a vistoria no morro da Forca, o órgão será responsável pela obra. 

Homenagem a Hipólita Jacinta a Conjurada

O Museu da Inconfidência realizou ontem, 29/04, homenagem à Hipólita Jacinta reconhecida como uma conjurada, do movimento que ficou conhecido pela inconfidência de Silvério dos Reis, a quem podemos atribuir a primeira delação premiada do Brasil! Uma lápide com seu nome foi instalada no panteão, sob a qual foi depositada uma urna com terra da fazenda da conjurada Hipólita Jacinta, a urna foi depositada pela Ministra Cármen Lúcia.  

Zélia Duncan e Ana Costa em homenagem a Hipólita Jacinta no Panteão

Logo em seguida, no anexo do Museu, foi realizada a mesa redonda com o tema “Hipólita estava lá”, O evento contou com as presenças da ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, do diretor do Museu da Inconfidência, Alex Calheiros, das cantoras Zélia Duncan e Ana Costa, do estilista Ronaldo Fraga e da historiadora Heloisa Starling.

Bem humorada a Ministra Cármen Lúcia arrancou risos da plateia, e apesar de todo aparato de segurança ainda conseguiu atender ao público que exigia uma “self” com a Ministra. 

Zélia Duncan e Ana Costa compuseram uma melodia em Homenagem a Hipólita, que logo foi acompanhada pelo público.  Ainda no panteão Zélia Duncan ganhou um autógrafo de Cármen Lúcia numa edição da Constituição Federal.

E o Leleco?

Então, já falamos da Saneouro, da Ministra, das cantoras e Leleco onde entra nesta história? Leleco espera que a audiência pública marcada para o dia 15/05, às 17h, na praça Tiradentes esteja lotada.

Antes disso o deputado estadual Leleco Pimentel estará em Antônio Pereira com a Comissão Extraordinária de Acompanhamento do Acordo de Mariana, da Assembleia, que promoverá Audiência Pública no distrito para:” ouvir a população, atingida pelo maior desastre social e ambiental do nosso país, causado pelo rompimento da barragem da Samarco; acolher demandas; e encaminhar ações.”

A audiência será dia 05 de maio, sexta-feira, a partir das 18:00h, na Escola Estadual Professora Daura de Carvalho Neto. 

A coluna de Tiquinho de Política é veiculada aos domingos em diariodeouropreto.com.br

Por Marcelino de Castro
Fotos e imagens crédito: Marcelino de Castro/diário de Ouro Preto