Ouro Preto – Domingo de decisão no caldeirão da Barra, o Peñarol sagrou-se campeão, jogo encerrado contra o Nacional de Antônio Pereira em 0x0, levando aos pênaltis. E o que tem haver a política com futebol, muita coisa, a começar pela grande torcida. Hoje, 10/12, o presidente da Câmara entregou o troféu de Campeão. Já sabemos quem é o campeão, agora tá na hora de sabermos quem é quem na corrida eleitoral. Na Coluna de hoje também vamos falar do Zema, tadinho, ele está descobrindo que sozinho não vai a lugar nenhum, nem mesmo sendo o dono da loja, ou neste caso o governador!
Faltam 21 dias para o ano novo, em duas semanas estaremos comemorando a chega do bom Pastor, o Cristo. Está chegando a hora de colocar o menino Jesus no presépio. Sabemos que Ouro Preto e Mariana, especialmente por ser Arquidiocese, tem seus “símbolos políticos”, um destes signos é carregar o pálio durante as procissões.
Na sexta-feira, 8/12, o presidente da Câmara, José Geraldo Muniz “Zé do Binga” participou da missa matinal com sua família, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Após a missa estavam sendo distribuídos os exemplares da edição 1446, que trouxe matéria sobre o primeiro aniversário de reabertura do templo. Quando sai, Zé do Binga foi interpelado: “Ô sô prefeito!”, ele se virou e atendeu ao entregador do jornal que lhe entregou um exemplar.
Ainda bem que Zé do Binga foi rezar. Na última quinta-feira, ele abriu a reunião e logo foi apresentado o pedido de abertura de CPI pelo vereador Luciano Barbosa. O presidente da casa informou que encaminharia a documentação diretamente ao Ministério Público.
Hoje, (domingo,10/12), lá estava ele, Zé do Binga aguardando o campeão para entregar-lhes o troféu. O dia de jogo de final que contou com a transmissão da equipe Itataia, estrelando a escalação de narradores e repórteres, ele, o “Canhão da Itatiaia”, aquele que faz os políticos gaguejarem, Antônio Carlos! O Comunicador! Acho que Zé do Binga deu sorte e Antônio Carlos não perguntou a ele sobre a CPI.
O que sabemos é que conta com 2 votos dos 5 necessários para a abertura, e o fato determinado é relacionado a não prestação de serviços que teriam sido pagos pela Prefeitura. Cenas para os próximos capítulos.
Essa semana deve ser aprovado o orçamento Municipal, no qual estão previstos R$ 12 milhões para a SAMAE, que além de investir o que é sua obrigação terá a tarefa de gerenciar o contrato com a Saneouro e quem sabe pagar o subsídio, que o povo só acredita vendo!
Zema tá Jururu?
O nosso Governador do Estado de Minas Gerais, deve estar jururu! um dos significados do adjetivo é a “diminuição do poder”, agora o esculacho foi do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que se reuniu com Rodrigo Pacheco. Como Zema preferiu ir pra China tentando vender nióbio e lítio, acabou perdendo o trem, e agora tá todo mundo querendo colocar a locomotiva nos trilhos. Sair por cima dizer que salvou o estado e se candidatando ao governo em 2026, que logo alí. A estratégia de Marketing de Zema de colocar a culpa no Fernando Pimentel(que foi arrochado por Temer sem os repasses federais), agora caiu por terra, ele por conta e risco e sob uma liminar no STF, conseguiu uma liminar pra não pagar as prestações!
Olha como Deus cobra a gente, olha como as pessoas pagam língua, o dono de lojas de varejo, que ja deve ter xingado muitos clientes por atrasar as prestações do carnê, antigamente tinha carnê, .ou davam cheques sem fundo, ainda há cheques que podem ser encontrados sem fundos! Agora Zema está sendo pressionado de todos os lados pra pagar as prestações da dívida. O Mundo dá voltas!
Essa semana o fato relevante foi o encerramento das negociações sobre a repactuação das compensações referentes ao rompimento da barragem de Fundão. Acho que é por isso que Zema está acuado, descombalido, sorumbático, inexpressivo. ô Coitado, como dira a Filó, personagem de Goreth Milagres. Coitadinho do governador, ele tem apenas com R$ 20 e poucos bilhões em caixa, não paga os fornecedores, pois senão fica sem dinheiro no banco. Além de não poder por a mão na grana do acordo de Mariana, nosso Tio Patinhas, na versão pro minerês o“Caipira endinheirado” está descobrindo que em política mesmo tendo o poder, sem aliados, pode acabar como Dilma, posto pra fora. Já que sua base estremeceu com a votação do Regime de Recuperação Fiscal, tendo uma derrota, comemorada por Beatriz Cerqueira que já convocou a militância para lotar as galerias da ALMG, nesta segunda-feira, 11 de Dezembro.
O Quinto ano de Governo de Zema, não foi fácil, ele deixou a máscara cair, e sem doações para instituições de caridade, como prometeu fazer com seus proventos, acabou foi arrumando seu aumento de 300%, que está no mesmo STF, para o qual ele diz que o Estado não tem dinheiro para pagar a União. Pagar ele não quer, mas o aumento ele já tem.
Em Mariana o comentário do povo era “foi até bom que Zema não pega o dinheiro pra recuperação fiscal”, Muita gente nem ligou que as negociações pararam, ano que vem começam de novo, dizia outro leitor. Celso Cota disse que está em contato de alto nivel com todas as empresas para pactuar o que for melhor para Mariana.
Por Marcelino de Castro
A coluna Tiquinho de Política é veiculada aos domingos no portal diariodeouropreto.com.br