Ouro Preto – Na tarde desta quinta- feira o artista Tony Tornado, nacionalmente conhecido por músicas, filmes e novelas concedeu entrevista no Centro de convenções da Ufop onde acontece parte da programação da 18° CineOP. Tony Tornado no auge dos seus 93 anos é o grande homenageado desta edição da Mostra de Cinema que destaca a Música Preta no Brasil.


Tony Tornado disse estar “muito lisonjeado” em ser homenageado na Mostra e que isso representa a conquista de todo um trabalho, mas repetiu várias vezes “não sei se sou merecedor”. Esbanjando humildade e vitalidade o ator que está no ar na novela das 18h da Tv Globo, onde trabalha desde 1975, disse estar de verdade muito feliz com a homenagem, e que a importância de tal reconhecimento ” é para que você tenha o quê mostrar como um fato relevante na sua vida” e que a emoção de ter sido lembrado é grande, é também por toda a trajetória da carreira de artista “eu fiz TV preto e branco pô, meu personagem era ladrão, eu fiz muito bandido mas fiz com profissionalismo… não conheço ninguém que tenha mais amor à profissão que eu, talvez igual.” Tony Tornado disse ter ficado emocionado e surpreso também por terem lembrado dele para uma homenagem, disse não estar acostumado em ser homenageado.


Perguntado pelo diário de Ouro Preto se alguém já o procurou para fazer a biografia ele respondeu: “Nunca vou fazer biografia, O Sebastião me disse que o cara quando faz biografia logo ele morre e eu quero viver.”


O filme de abertura escolhido é o documentário “Baile Soul” (2023) de Cavi Borges que mostra como eram os bailes Black en diversos clubes do subúrbio do Rio de janeiro no fim dos anos 60 até o fim dos anos 70, em que reinava a música Soul, movimento que também contribuiu para a consolidação do movimento negro.


Tony canta amanhã no palco da Arte Louge- parte da programação da mostra de cinema, disse que irá homenagear em um Medley o amigo Tim Maia. “O Tim me introduziu na Soul music, como ele já era muito conhecido… E foi um grande amigo meu.”


A programação da Cineop segue até a segunda-feira. Tony Tornado estará na Praça Tiradentes na abertura oficial da 18°CineOP.
Por Luccas Castro