A Justiça Eleitoral de Minas Gerais está realizando a campanha Eleições Sustentáveis 2020, que tem por objetivo sensibilizar candidatos, partidos políticos e coligações partidárias a darem a correta destinação às sobras de material de campanha eleitoral. Para isso, eles poderão encaminhar o material de propaganda para associações ou cooperativas de reciclagem participantes desta campanha, durante o período eleitoral ou logo após o dia da eleição.

Qualquer pessoa, candidato ou representante de partidos políticos e coligações partidárias poderá levar as sobras dos materiais de campanha eleitoral às cooperativas ou associações. No site do TRE-MG, na página da campanha Eleições Sustentáveis, há orientações para os candidatos e partidos, lista das cooperativas participantes, informações sobre os tipos de materiais que poderão ser encaminhados e os cuidados sanitários que deverão ser seguidos para a entrega e manuseio dos materiais.

A primeira edição da campanha Eleições Sustentáveis ocorreu em 2018 e resultou na entrega de mais de 11 toneladas de material de propaganda (santinhos, adesivos, papelão, banner e panfleto) às associações e cooperativas de reciclagem, com grande destaque para a participação do interior do estado de Minas Gerais.