Brasília – O Senado Federal aprovou na tarde desta quarta-feira, 16 de outubro, o Projeto de Lei (PL) nº 6.571, de 2019 que nomeia um trecho de 80 quilômetros da BR-356 com o nome de “Rodovia Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida”. O pedaço situa-se entre o entroncamento com a BR-040 e a cidade de Mariana (MG). Com a aprovação, a lei segue para sanção presidencial.
O trajeto da via que levará o nome do Arcebispo começa na cidade de Mariana e passa por Passagem de Mariana, Ouro Preto, Amarantina, Itabirito e termina no Condomínio Alphaville, próximo a BR-040 que dá acesso à Nova Lima.
“Assim, querido e amado pelo povo de Minas Gerais, é sem dúvida justa e meritória a iniciativa de denominar Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida o trecho da BR-356, entre o entroncamento com a BR-040 e a cidade de Mariana, cidade em que dedicou os últimos anos de sua vida”, escreveu o então relator da CE, em 2022.
Um nome gravado na história
Não é a primeira vez que o nome do Servo de Deus Dom Luciano é dado a locais, instituições e vias públicas. Na cidade de Campinas (SP) o trevo localizado no quilômetro 143 da Rodovia Dom Pedro I leva o nome de Dom Luciano, desde 2023.
As terras mineiras não ficam de fora, as cidades de Mariana (MG) e Congonhas (MG) tem ruas que se chamam Dom Luciano Mendes de Almeida. Já o município de Entre Rios de Minas escolheu uma de suas praças para carregar o nome daquele que serviu aos pobres e mais necessitados.
A cidade goiana de Senador Canedo (GO), também compartilha de uma rua com o nome do Arcebispo, bem como um viaduto na Zona Leste de São Paulo (SP).
Fonte: Assessoria Arquidiocese de Mariana