A Prefeitura inaugurou as novas instalações da Unidade Básica de Saúde Vida, que ganhou um espaço amplo, acessível, moderno e muito bem instalado nas dependências do CAIC. A instituição faz parte do projeto de descentralização do acesso à saúde no distrito que, desde de 2017, tinha os atendimentos centralizados no Complexo de Saúde de Cachoeira do Campo.
No evento, o prefeito Angelo Oswaldo destacou o esforço de refazer certos passos da administração pública, como no caso da saúde nos bairros e distritos, que precisa estar mais próxima da população para garantir os diretos básicos e a redução de desigualdades sociais: “Mais uma meta conquistada, um passo importante para a saúde em Cachoeira, que estava com congestionamento no Complexo de Saúde Central”, disse o prefeito.
“É um dia extremamente especial, para conscientizar sobre a importância da mulher no mundo e pela entrega da UBS Vida, descentralizando a saúde em Cachoeira do Campo”, disse a vice-prefeita Regina Braga, ressaltando a importância das Unidades Básicas de Saúde como portas de entrada do SUS, e o seu objetivo de atender as demandas da população. Na inauguração, Regina e o vereador Vantuir Silva relembraram a trajetória do PSF Vida, em 2017, época em que os dois lutaram juntos, como vereadores, para que o posto permanecesse no bairro Vila Alegre.
O secretário de Saúde, Leandro Moreira, explicou que a nova unidade, promessa de campanha do governo, terá atendimento da equipe multiprofissional que foi restituída no Município no final do ano passado: “Gostaria de agradecer a dedicação e o cuidado da gestão com a saúde, principalmente, com o foco na atenção primária”. Já o secretário de Obras, Franklin Evangelista, enfatizou que, na obra, foram feitas adaptações extremamente necessárias para o acesso da população.
Alcione Cruz, usuária da unidade, expressou felicidade e entusiasmo com o PSF, alegando ser sempre foi bem atendida, mas que sentia falta de ter o espaço mais perto. A referência técnica da Unidade, Mariana Sobral, agradeceu a todos em nome da equipe, e disse que, durante os últimos 6 anos, a equipe vinha sendo desmembrada: “É com muita alegria e satisfação que a nossa equipe volta pra cá, e retornar hoje significa a retomada de um trabalho, de um vínculo, de uma reconstrução nossa com a comunidade”.

Outras ações da saúde para Cachoeira do Campo


A estrutura do Complexo de Saúde está passando por reformas que trarão melhorias ao espaço, e a equipe de saúde Bem-Viver, que atua no local, também será descentralizada.

Por Júlia Adrielle – Assessoria Prefeitura de Ouro Preto

Foto: Na Foto da esquerda para a direita: secretário de Obras Franklin Evangelista,secretário de Saúde Leandro Moreira, vice-prefeita Regina Braga, prefeito Angelo Oswaldo e vereador Vantuir Silva – Por Neno Vianna