A UFOP está na posição 400-501 do ranking mundial da lista divulgada ontem (18) pela Times Higher Education (THE), a lista é referente a países de economias emergentes.
A Universidade Federal de Ouro Preto não foi classificada no ranking divulgado em 2019, a Coordenadora de Assuntos Internacionais da Universidade, Jaqueline Pinheiro Schultz, entende “que essa é mais uma forma de reconhecimento do trabalho que vem sendo feito na instituição, assim como foi reconhecido na avaliação mundial na área de conhecimento”.
Os critérios da classificação são: ensino, pesquisa, citações, visão internacional, transferência de conhecimento e parceria com empresas. No geral, 533 universidades de 47 países ou regiões estão incluídas no ranking.
Para a reitora da Universidade, Cláudia Marliére, as classificações são méritos. A reitora ressalta que “estar entre as melhores do mundo dos países emergentes significa que, em que pesem as dificuldades enfrentadas pelas universidades brasileiras, a nossa comunidade está coesa para superá-las. Vamos iniciar um semestre letivo de cabeça erguida, reafirmando a boa qualidade de nosso ensino, pesquisa, extensão e internacionalização. Uma boa notícia também para darmos as boas-vindas aos novos alunos, que, além de contribuírem para a superação dos desafios futuros, terão muito pelo o que se orgulhar deste lugar”.
A UFOP também entrou no ranking THE de 2019 das melhores universidades do mundo, a avaliação foi feita em 1.396 universidades de 92 países. Nos rankings por área a Universidade também se destacou.
Fotos do campi do Morro do Cruzeiro, tiradas pelo drone da Polícia Militar de Minas Gerais por Mylena Gonçalves – Banco de Fotos da Ufop