Ouro Preto –  A Universidade Federal de Ouro Preto realizou 3.600 testes RT-PCR. Até a Ufop começar a realizar os testes, o material coletado dos pacientes suspeitos eram direcionados para Belo Horizonte, o que demorava para haver o resultado, pois entravam numa fila única formada por todo o Estado. Hoje são realizados

cerca de 60 testes por dia. Atuam no laboratório 19 profissionais, entre eles docentes, técnicos administrativos, doutorandos e pós doutorandos.

O  Laboratório de Imunopatologia do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb) da UFOP foi habilitado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) para realizar análises de detecção da Covid-19 no dia 8 de julho, coincidentemente no aniversário da cidade.

O diagnóstico das doenças de notificação compulsória do Estado é realizado no Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais – LACEN/MG. O LACEN/MG está abrigado na Fundação Ezequiel Dias (FUNED) em Belo Horizonte. Visando a ampliação e a descentralização da testagem da COVID-19, foi instituída uma rede composta por laboratórios públicos que atendem à demanda regional de realização de exames por biologia molecular (RT-PCR). Rede que a Ufop foi incluída.

Foram realizados até o momento um total de 155.758 exames para o diagnóstico da COVID19 pela Rede Pública do Estado, sendo 40.783 exames positivos. O índice de positividade geral equivale a 26,18%.

O Boletim da Secretaria de Estado da Saúde também apresenta o número de leitos com pacientes internados em unidades do Sus (Sistema Único de Saúde), no caso de Ouro Preto, até o dia 13/10, havia um leito de UTI ocupado com paciente de Covid-19, na Santa Casa. Já em leitos de enfermaria eram 5, sendo 2 no Hospital de Campanha e 3 na Santa Casa. No Hospital Monsenhor Horta, em Mariana, também haviam 5 internações em enfermaria.

Pertencendo à Regional de Saúde de Barbacena, a Ufop realizou testes RT-PCR para várias cidades da região, sendo os testes realizados para a Secretaria de Estado da Saúde, responsável pelos insumos e por centralizar as informações sobre os testes.

Saiba mais- Até que fosse credenciada para a realização dos testes  e integrasse a RedeLab Covid-19, organizada pela Funed, que reúne laboratórios das redes pública e privada. Após a assinatura do termo de compromisso, testes de validação foram realizados e os resultados foram conferidos pela Funed, com 100% de concordância a instituição foi liberada para iniciar os testes.