Os candidatos podem usar a nota de qualquer edição do Enem desde 2009


A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) publicou o edital de vagas remanescentes. São disponibilizadas 149 vagas para os cursos presenciais de graduação, com previsão de início das aulas em maio de 2025.

As inscrições podem ser realizadas pelo formulário eletrônico, até a próxima segunda-feira (21). Para participar da seleção, os interessados precisam atender duas condições: não estarem vinculados a cursos de graduação da UFOP (matrícula ativa ou trancada ou em afastamento ou em mobilidade acadêmica) e terem realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em qualquer das edições do exame aplicadas desde o ano de 2009, não tendo zerado nas provas ou na redação.

Na inscrição, os interessados devem informar o número de CPF e autorizar a UFOP a buscar suas notas do Enem junto ao INEP. A classificação é realizada por cursos e modalidades de concorrência, em ordem decrescente da média simples das notas do Enem ou da melhor média simples obtida, pelos candidatos, nesse período.

Vão ser solicitados dados do perfil socioeconômico dos candidatos (rede de ensino na qual cursaram e concluíram o ensino médio, renda familiar, declaração de cor/raça e etnia e deficiência). Os candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública e que se inscreverem para as reservas de vagas da Lei n. 12.711/2012 (Lei de Cotas), devem indicar se desejam ou não serem classificados em todas as demais modalidades de concorrência compatíveis com seu perfil socioeconômico, além da ampla concorrência.

Os candidatos também devem apresentar, no mesmo formulário, cópias dos documentos pessoais e do histórico escolar de conclusão do ensino médio. A documentação será verificada, de acordo com o número de vagas disponíveis e a classificação dos candidatos, até que sejam ocupadas todas as vagas ou sejam esgotadas as listas de classificados.

Os ingressantes pelas reservas de vagas da Lei de Cotas vão ser convocados, posteriormente, para a apresentação da documentação devida aos procedimentos de validação cabíveis (pertencimento étnico-racial, renda familiar, deficiência).  

O edital com as vagas, os turnos e os locais de oferta dos cursos está disponível no link: https://bit.ly/3Eps9h8. Na mesma página, os interessados podem acompanhar todas as publicações do processo seletivo (editais, resultados e o cronograma).