Ouro Preto – Um dos atrativos turísticos mais famosos e concorridos aos fins de semana, Lavras Novas é exemplo de cidadania. As obras de restauro da igreja é realizada com os recursos da própria comunidade, institucionalizados na irmandade de Nossa Senhora dos Prazeres.

Segundo João Fernandes Marins, que é o zelador da igreja, diversas intervenções precisam ser feitas no templo como a restauro da porta que está rachando e precisa de reparo. Mas o marco de pedra é o que mais o preocupa, pois acredita que a trinca está aumentando.
Enquanto esperam a chegada do dia dedicado à Nossa Senhora dos Prazeres, os moradores financiam a reforma do assoalho lateral esquerdo da nave, pintam as paredes internas e externas.

João Marins ressaltou que além da trinca no marco do frontispício o que mais o preocupa é a falta do pára-raio. Ele ressaltou da dificuldade de se obter retorno dos órgãos públicos como Prefeitura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As comemorações do dia da padroeira, comemorado em 8 de setembro, é a reafirmação da cultura do distrito, que realiza a festividade em honra a Nossa Senhora dos Prazeres e Divino Espírito Santo e o seu reinado. Este ano devido à pandemia, a comunidade pretende realizar missa para marcar a data.

Por Marcelino de Castro
Fotos: Marcelino de Castro