Ouro Preto – A inauguração civil da Matriz de Nossa Senhora da Conceição será realizada nesta sexta-feira, dia 18 de novembro, a partir das 10 horas. A informação só foi divulgada na manhã de hoje, 17 de novembro, pela representante do IPHAN em Ouro Preto, a arquiteta Maria Raquel Alves Ferreira. Ela, em contato com o padre Edmar José da Silva, enviou aos ouro-pretanos a notícia que era aguardada há 9 anos: o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, fechado em caráter emergencial em 2013, finalmente, retomará suas atividades normais e abertas a todos. As obras de restauro só foram concluídas em agosto deste ano, quando realizou-se então, as “Festividades de Bênção do Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição”. Porém, na ocasião, as solenidades foram exclusivas para convidados e para a imprensa.
Segundo o Pároco e Reitor do Santuário, a data escolhida para reabertura definitiva é bastante significativa: “Dezoito de novembro é o dia que celebramos o aniversário de morte do grande Antônio Francisco Lisboa, o mestre do Barroco, Aleijadinho, e é também o último dia da programação da quadragésima terceira semana do Aleijadinho”, diz ele.
A Obra de Restauração da Matriz foi realizada pelo PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas, do Governo Federal, e foram investidos cerca de R$10 milhões nas duas fases das obras, na restauração dos elementos estruturais e na fase de instalação dos elementos artísticos. Todos os trabalhos foram acompanhados pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A reabertura oficial do Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias, em Ouro Preto, contará com a participação da comunidade paroquiana e de várias autoridades. Já confirmaram presença o prefeito Angelo Oswaldo e outras autoridades locais, o ministro do Turismo, a presidente nacional do IPHAN, Larissa Peixoto, a superintendente do IPHAN de Minas Gerais, Débora Nascimento, a chefe do escritório técnico do IPHAN de Ouro Preto, Maria Raquel, e também o ex-chefe do escritório técnico de Ouro Preto, André Macieira, que atualmente trabalha em Brasília, mas acompanhou por alguns anos o processo de restauração do Santuário Matriz.
A cerimônia do dia 18 (AMANHÃ) acontecerá dentro da igreja, que estará aberta a todos, moradores e visitantes, a partir das 10 horas.
Já a primeira missa acontecerá às 19 horas do dia 24 de novembro, Dia Nacional de Ação de Graças, que é comemorado sempre na última quinta-feira de novembro de cada ano. O Dia de Ação de Graças é uma data celebrada por diversas religiões desde o século XVII e sua origem antecede as comemorações do Natal.
Padre Edmar explica que “Ação de Graça significa agradecimento, por isso, será uma data especial para a reabertura oficial e permanente o nosso Santuário, vamos aproveitar para rezar e agradecer a Deus essa conquista”.
Ele pede a todos que puderem comparecer que contribuam com 1 quilo de alimento não perecível: “As doações serão distribuídas aos mais necessitados com uma mensagem de fé e de amor antes da data do Natal”.
SOBRE O SANTUÁRIO
O Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto é uma construção iniciada em 1727 e concluída em 1746, no local onde antes existia a capela de Nossa Senhora da Conceição, construída por Antônio Dias, líder dos primeiros bandeirantes que aqui chegaram em busca do ouro, em 1698. O projeto e a construção do novo templo coube a Manuel Francisco Lisboa, pai do Aleijadinho, ambos sepultados no seu interior. A Igreja conta ainda com o Museu do Aleijadinho em seu anexo, com obras do artista. Em 2013, o Santuário foi fechado em caráter emergencial em 2013, pois durante a realização de serviços de manutenção rotineiros, os profissionais constataram problemas graves na estrutura da edificação.
Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto
Fotos: Marcelino de Castro