Mais de 55 mil urnas serão utilizadas nas Eleições 2022 em Minas Gerais. Para elas chegarem aos 853 municípios mineiros, permitindo o voto de mais de 16 milhões de eleitoras e eleitores, tem muita gente e muito trabalho envolvido!
O envio das urnas para os cartórios no interior de Minas começou no dia 1º de agosto de 2022 e será concluído até o dia 26 do mesmo mês. Cerca de 40 servidores e funcionários terceirizados do TRE estão se dedicando a essa missão tão importante.
Assista à reportagem em vídeo sobre a remessa das urnas.
Noventa e cinco caminhões serão utilizados no transporte das urnas eletrônicas. Eles percorrerão cerca de 72 mil quilômetros pelas estradas de Minas Gerais. Para que as urnas cheguem em segurança às zonas eleitorais, os caminhões são trancados e lacrados. Contam com rastreadores e o deslocamento é monitorado pela Polícia Militar Rodoviária e Polícia Rodoviária Federal.
Quando cada caminhão chega ao destino final, as urnas são armazenadas em local definido pelo chefe de cartório e juiz de cada zona eleitoral. Todos esses ambientes contam com vigilância da Polícia Militar.
Serão enviadas 48.917* urnas para 851 cidades. Os 4.982* equipamentos que serão usados em Belo Horizonte e os 1.423* de Contagem permanecem armazenados em um depósito do TRE na região metropolitana de Belo Horizonte, até a véspera do 1º turno das Eleições 2022, marcado para o dia 2 de outubro.
*Números sujeitos a pequenas alterações.
Fonte: Assessoria de Imprensa do TRE