Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

Nesta segunda-feira, 14, foi anunciada a flexibilização das medidas de segurança com o COVID-19 em Ouro Preto. Isso se deu porque, na semana passada, o secretário de Estado de Saúde autorizou os municípios a analisarem e decidirem, de forma independente, as restrições ainda necessárias diante do cenário pandêmico individual de cada um.

O secretário municipal de Saúde Leandro Moreira esclarece que, em Ouro Preto, a liberação anunciada é apenas para ambientes abertos onde NÃO HAJA AGLOMERAÇÃO. A medida é válida a partir de hoje, terça-feira, 15, mas as pessoas que preferirem podem optar por permanecer fazendo uso da máscara. A obrigatoriedade do uso permanece em ambientes fechados, sem livre circulação de ar, como nos ônibus, comércios em geral, repartições públicas e nas escolas.

Leandro explica que essa pequena flexibilização é fruto de um trabalho intenso e, para alcançá-la foi preciso considerar a diminuição do número casos positivos, de óbitos, de internações, e o que é mais importante, o avanço do esquema vacinal: “Quanto mais pessoas vacinadas, mais caminhamos para as medidas de liberação daquilo que estava sendo restrito. No caso de Ouro Preto, estamos liberando as máscaras em ambientes abertos, livres, desde que não haja aglomeração, se for lugar aberto com público muito alto tem que utilizar a máscara, ainda temos que tomar cuidado com relação a isso”, avisa o secretário Moreira.

NOVOS AVANÇOS DEPENDEM DE NÓS

Leandro diz que só vamos continuar avançando com a flexibilização a partir do momento que atingirmos 80% de nossas crianças de 5 a 11 anos vacinadas com a segunda dose. Segundo ele, esta meta já foi atingida com a primeira dose, “mas precisamos caminhar com a vacinação nesse público-alvo”. Para isso, o secretário municipal de Saúde de Ouro Preto faz um apelo aos pais: “ Levem seus filhos para vacinar, isso ajudará Ouro Preto a reduzir as restrições hoje impostas”.

Mensagem do Secretário Leandro Moreira à população (áudio)