Visando ampliar a cobertura vacinal e prevenir o registro de casos de meningite no município, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, convida os cidadãos não vacinados contra a doença a atualizarem o cartão de vacinação e realizarem a imunização.
A meningite meningocócica é transmitida por meio da saliva, espirros e demais secreções. É uma doença grave que pode levar o paciente a óbito devido às complicações. De acordo com o Ministério da Saúde, todos os anos, entre 1,5 mil e mais de 3 mil brasileiros são acometidos pela doença.
Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde registrou aumento no número de casos da doença e, também diante dos registros em outros estados brasileiros, recomenda a ampliação da faixa etária para a vacinação.
“A forma mais eficaz de prevenção é a vacina. Ampliar a cobertura vacinal garante o não adoecimento e evita surtos da doença em nossa cidade. Pais e responsáveis devem se atentar para a importância de mantendo o cartão de vacina atualizado, protegendo as crianças”, destacou a superintendente de Saúde, Lauane Braga.
Vacinação gratuita
A meningite C é o tipo mais comum no Brasil. A vacina contra a doença é disponibilizada gratuitamente no calendário nacional de vacinação. Quatro doses são necessárias para garantir a imunização até a adolescência. Ao completar 12 anos, é recomendada a imunização com a vacina ACWY.
A campanha de vacinação será realizada em Itabirito enquanto houver demanda do Estado e estoque de vacinas disponível. Devem se vacinar adolescentes de 13 a 14 anos sem histórico de vacinações anteriores; pessoas de 16 a 30 anos; trabalhadores da Saúde e da Educação do ensino técnico e superior; e estudantes universitários – escolas técnicas, faculdades, institutos e universidades.
Em 2022, foram vacinadas 3.748 pessoas em Itabirito. No ato da vacinação, é necessário apresentar cartão de vacinação, documento com foto e CPF. Estudantes, trabalhadores da Saúde e da Educação também devem apresentar comprovante de atividade. A vacinação ocorre das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.
(Imagem ilustrativa: Agência Brasil – Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF)