Mariana – Em apoio ao combate à disseminação do COVID-19, a Vale entregou, nesta quinta-feira, 9 de abril, três ambulâncias para a Prefeitura de Mariana. Os veículos são equipados com Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e duas delas possuem respiradores. As ambulâncias serão utilizadas para auxiliar nos atendimentos de casos suspeitos do novo coronavírus e transferência de pacientes por período de até 60 dias.
Recentemente, a empresa disponibilizou para a Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto-MG cinco contêineres com ar condicionado e macas. Os equipamentos estão sendo utilizados como local de primeiro acolhimento para casos suspeitos do novo coronavírus. Com esse trabalho de triagem é possível dar encaminhamento correto para os pacientes que apresentarem os sintomas.
Outras ações
A Vale também está contribuindo em nível estadual. A empresa acertou com o Governo de Minas a antecipação de R$ 500 milhões do acordo final para a Reparação dos efeitos do rompimento da barragem I, em Brumadinho, para combate à pandemia do COVID-19 no Estado. A destinação contou com a intermediação da Justiça do Estado de Minas Gerais, Ministério Público e Defensoria Pública.
A empresa também vem tomando todas as medidas necessárias para reforçar a prevenção do COVID-19 nas regiões onde está presente e em seus locais de trabalho. A empresa está instalando 81 câmeras térmicas nas portarias de suas unidades em quatro estados (MG, PA, ES e MA) com o objetivo de identificar pessoas que estejam com alta temperatura corporal, um dos sintomas do novo coronavírus (Covid-19). Tem ainda focado em reduzir a presença do efetivo administrativo e operacional nas unidades, de forma a manter apenas os serviços essenciais.
Além do trabalho remoto adotado desde 16 de março para empregados, cujas funções são elegíveis a home office e para empregados dos grupos de risco, conforme orientação do Ministério da Saúde, a empresa colocou em prática uma série de ações preventivas e proativas para evitar aglomeração, como redução da quantidade de pessoas nas portarias, nos ônibus e nos restaurantes.
A Vale reforça que está em conformidade com os protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelas autoridades e agências de cada um dos países em que opera e está monitorando o desenvolvimento da situação.
Fonte: Assessoria de Imprensa