Itabira – As primeiras minas da Vale estão liberadas para a operação. Nesta quarta-feira 17/06, auditores-Fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais – SRT/MG estiveram na cidade e vistoriaram a empresa liberando o complexo para o retorno às atividades.
Ouro lado – A assessoria de imprensa da Vale foi procurada mais cedo, aguardava a posição dos auditores para enviar nota informativa.
Saiba mais – A interdição das minas Conceição, Cauê e Periquito foi determinada por Auditores-Fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais – SRT/MG no dia 27 de maio, após fiscalização in loco realizada no dia 25 de maio. Foram constatadas várias irregularidades relativas à adoção de medidas para evitar o contágio dos trabalhadores pela Covid-19. Quase 200 trabalhadores em atividade nas minas foram testados com resultado positivo para o coronavírus.
“A Vale tomou conhecimento do Termo de Interdição, expedido pela Superintendência Regional do Trabalho e, imediatamente, ajuizou a ação anulatória com pedido de liminar, o que foi deferido pelo juiz da 2ª Vara de Itabira, determinando a manutenção de todas as atividades da Vale no Complexo de Itabira.”
Por Marcelino de Castro
da Redação