A Vale, com apoio da Defesa Civil municipal, iniciará no dia 6 de março a rotina mensal de testes do sistema de sirenes das barragens Campo Grande, Xingu e Dique PDE Permanente I, que fazem parte do Complexo Mariana. No primeiro sábado de cada mês, sempre por volta de 10h, o alarme sonoro será acionado, tocando uma música clássica.
O som poderá ser ouvido nas áreas operacionais da Vale e no distrito de Santa Rita Durão, em Mariana. As autoridades competentes e a população vizinha às estruturas já foram informadas. Não é necessária nenhuma ação por parte dos moradores da região ou por quem escutar o sinal sonoro.
As atividades são preventivas e fazem parte da implementação do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). O objetivo é assegurar o adequado funcionamento do sistema sonoro, em cumprimento à legislação vigente.
O Dique PDE Permanente I possui Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva. A barragem Campo Grande encontra-se no nível 1 do PAEBM, que não requer a evacuação da população a jusante, e Xingu em nível 2, sendo que sua Zona de Autossalvamento (ZAS) está localizada em área interna da Vale e, por isso, as áreas de vivência e as operações fixas desse local foram direcionadas para outra unidade.
As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).