Ouro Preto, MG – O Museu da Inconfidência recebe nesta sexta-feira, dia 29 de julho, manuscritos do tratado “Perspectiva Pictorum et Architectorum”, do arquiteto, pintor e teórico da arte Andrea Pozzo, um dos grandes nomes do Barroco Mundial.

Andrea Pozzo nasceu em Trento, na Itália, em 1642. Por ter sido jesuíta, prevalecem em suas obras temas ligados ao cristianismo. Criou pinturas em tetos de palácios e igrejas fazendo uso de uma técnica de “perspectiva ilusionista” e, em seu tratado, publicado em dois volumes, em 1693 e em 1700, ele aborda um método didático de desenho que simulava a arquitetura. Das suas obras mais impressionantes, destacam-se o afresco “O Triunfo de Hércules” no teto do palácio de Liechtenstein, “Presbitério de Santo Inácio” em Roma, e a Cúpula da Igreja Jesuíta de Viena. Vários estudos revelam que as cenas da tradição religiosa feitas por Pozzo influenciaram as pinturas de perspectivas brasileiras, principalmente aquelas empregadas na decoração interna e nos forros das igrejas mineiras. O artista morreu em 1709, aos 66 anos, em Viena, na Áustria.

Sobre o exemplar do tratado de Andreas Pozzo que será depositado aos cuidados de Museu da Inconfidência, este foi adquirido com recursos de um fundo internacional captado pela Associação de Apoio ao Patrimônio Cultural e Ambiental Brasileiro, entidade sediada em Barbacena, MG, presidida pelo historiador Alex Guedes dos Anjos.

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, comentou a importância da chegada do valioso documento: “Ao tempo em que o Museu da Inconfidência se torna um dos mais visitados do país, com recordes fantásticos em junho e julho, a instituição recebe também doações importantes que enriquecem seu acervo e incentivam a pesquisa historiográfica. É o caso desse tratado de Arte e Arquitetura de Andrea Pozzo, que seguramente foi Mestre até do Aleijadinho. Quando nós vemos os retábulos da Igreja de Caeté ou da Igreja do Pilar de Ouro Preto, nós temos a certeza de que os desenhos de Andrea Pozzo influenciaram bastante os mestres que trabalharam nas Minas Gerais no século 18. Daí o significado dessa obra original que chega ao Museu da Inconfidência, onde poderá ser amplamente consultada pelos estudantes de Arte e Arquitetura e historiadores do Ciclo do Ouro”.

A cerimônia de entrega do tratado “Perspectiva Pictorum et Architectorum” de Pozzo acontece às 15 horas desta sexta-feira, 29, no Anexo do Museu da Inconfidência (Praça Tiradentes, 139 – Centro Histórico de Ouro Preto, MG).

Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto