A CineOP está consolidada no calendário e circuito de mostras e festivais do Brasil como único evento a tratar o cinema como patrimônio e enfocar a preservação, história e educação e reafirma seu propósito de ser um empreendimento audiovisual de reflexão e salvaguarda do rico e vasto patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo.

Em sua 18ª edição, a CINEOP reafirma o compromisso de promover ações que beneficiam diretamente as comunidades de Ouro Preto. Destacamos  o programa CINE-EXPRESSÃO – A ESCOLA VAI AO CINEMA que realiza sessões cine-escola, cine-debates e oficinas para atender a demanda de mais de 2.000 estudantes e educadores da rede pública de ensino. 

Alunos e educadores serão beneficiados com programação que une cinema e educação através da exibição de filmes e debates. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.cineop.com.br

Presença Da Música Preta No Audiovisual Brasileiro Será A Temática Histórica Na 18a Edição Da Cineop

A programação está estruturada em três frentes temáticas: preservação, história e educação, cada uma com suas especificidades e com o propósito de colocar em destaque as “Imagens da Música Preta do Brasil”, em homenagem, filmes, debates, rodas de conversas, oferecendo um ambiente de reflexões urgente e intenso diante das transformações do mundo contemporâneo e globalizado.

Em diálogo com a Temática História, o homenageado da 18a CineOP é o ator e cantor Tony Tornado. Mais longevo profissional das duas artes em atividade no país, Tornado – atualmente no ar na novela das 18h da Rede Globo “Amor Perfeito” – estará na Mostra para receber um tributo por sua notável trajetória. Nascido em Presidente Prudente (SP) em 1930,  estabeleceu-se a partir dos anos 1960 como um dos precursores do movimento da “black music” brasileira, inspirada na luta pelos direitos civis. Logo se tornou também um dos rostos negros mais conhecidos da TV e do cinema. 

“Tornado é a síntese do trabalhador da imagem, numa rara longevidade que revela a complexidade e os paradoxos da presença negra nas telas e na cultura brasileira”, diz o curador Cleber Eduardo. “Sua imagem, nas dezenas de trabalhos nos quais atuou, entrecruza as memórias de um povo e sugere muito mais do que deveriam dizer a maioria dos papéis coadjuvantes que fez com tanta dignidade”, aponta a curadora Tatiana Carvalho Costa. “Rever, por exemplo, Quilombo (1984), de Cacá Diegues (selecionado para esta homenagem), é olhar para um passado em que a representação do negro na tela se dava de cima para baixo, mesmo que o papel interpretado por ele tivesse sido de um rei e vê-lo é testemunhar um fenômeno de resiliência e reconfiguração, a exibir a força do personagem e do homem que o defende”. 

Cinema na Cidade 

O distrito de Antônio Pereira recebeu mais uma edição do Cinema na Cidade, em dois dias de programação no último fim de semana, 26 e 27/05. A comunidade participou ativamente das atividades, tanto nos palcos, quanto na plateia e nas barraquinhas. Foram momentos de integração e valorização da cultura local. Momentos de felicidade e diversão. Estar em Antônio Pereira levando este benefício que une o cinema com as outras artes nos deu a certeza que juntos podemos construir conexões para o desenvolvimento social, humano e econômico. “Queremos estar todos os anos em Antônio Pereira para viver novamente a experiência deste programa com a comunidade.” Raquel Hallak organizadora dos festivais.

Segundo Raquel Hallak, o Cinema na Cidade é um programa sociocultural que transforma as cidades em palco da sétima arte em diálogo com os valores artísticos locais. Acontece, em circuito itinerante, em 10 cidades do interior de Minas e, por onde ele passa, proporciona, muitas vezes, o acesso do público, pela primeira vez, a uma sessão de cinema. E foi idealizado para ser uma nova frente regional de cultura, lazer e entretenimento, para gerar integração entre as comunidades, proporcionar o encontro do público com o cinema brasileiro e valorizar as culturas locais, ocupando de forma saudável e democrática os espaços públicos das cidades.

Brumadinho foi escolhida para sediar o programa em 2023

Nos dias 18 e 19 de agosto, estaremos no Estacionamento central – Rua Irineu Lamounier, s/n – com uma programação imperdível que une cinema, circo e música com atrações para todas as idades”. Fonte: Assessoria Universo