Na 4ª Reunião Ordinária de 2022, nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, o vereador Geovanni Mapa apresentou uma mensagem da vereadora Lilian França solicitando suporte do governo municipal à população do distrito de Amarantina. Ela foi afastada para tratamento de saúde e está sendo representada por Geovanni. Em vídeo, a vereadora mostrou que está se recuperando bem, e fez um apelo por medidas preventivas para evitar enchentes como a do dia 18 de outubro, quando uma forte tempestade provocou estragos em Amarantina e região, deixando várias famílias desabrigadas, possam ser evitadas.
Mapa também solicitou que essas famílias, vítimas das chuvas do final de 2021, fossem incluídas na lista do Benefício para Calamidade Pública, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de Ouro Preto, em virtude dos desastres das chuvas de janeiro de 2022. Segundo o vereador, existem grupos familiares que ainda não se recuperaram das perdas decorrentes das inundações do ano passado, e muitos estão passando por sérias dificuldades.
O Decreto 6.378/22, do prefeito Angelo Oswaldo, prevê o pagamento de benefício apenas para 228 famílias prejudicadas pelas chuvas que ocorreram entre os dias 07 de janeiro de 2022 e 19 de janeiro de 2022.
Na reunião, também foi lembrado que o vereador Naércio Ferreira encaminhou à Prefeitura, em 23 de novembro de 2021, um pedido de desassoreamento do Rio Maracujá e, de acordo com ele, nenhuma providência foi tomada, o que resultou em novos transtornos durante as chuvas de janeiro de 2022.
Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto