Na última segunda-feira (11/08), aconteceu na Câmara de Mariana a 23ª Reunião Ordinária de 2024. Os vereadores discutiram, mais uma vez, a questão da saúde e da segurança pública na cidade.
Os representantes do legislativo aprovaram em unanimidade o Requerimento nº59/2024, de autoria de Ronaldo Alves Bento e José Sales de Souza. O documento busca questionar e entender o processo de mudança na administração no Setor de Nefrologia.
Esse assunto é um dos problemas na saúde durante esse ano. Nas últimas reuniões também foram discutidos os problemas relacionados à saúde dos animais que são levados ao Centro de Acolhimento de Animais (CAA). Sobre as tentativas de comunicação com a Secretaria de Saúde, Ronaldo Bento comenta: ‘Precisamos muito melhorar esse atendimento, melhorar muito a forma de atendimento pelo secretário com relação a uma tratativa imediata ou de curto prazo para que possamos dar uma comodidade aos usuários e que tenhamos um sistema aberto, acessível à população. Para que de fato não venham sofrer muitas das vezes com grandes necessidades.”
A segurança pública também é presente nos encontros dos vereadores e é uma grande preocupação da população marianense. Nos últimos meses, o número de pequenos furtos e homicídios aumentou de forma considerável, o que torna Mariana um lugar diferente do que a comunidade está acostumada. Sobre isso, Ronaldo afirma: “Mariana perpassa por um período de vulnerabilidade. Há vários tempos não víamos aqui dentro da cidade pequenos furtos na área central, pessoas invadindo residência, tiroteio, enfim. Então, nós precisamos de um choque de gestão voltado às áreas de segurança pública, juntamente com as polícias civil e militar, corpo de bombeiro, guarda civil, para que consigamos equilibrar, ou seja, esse alto índice que nós estamos tendo.”
Na ocasião os vereadores fizeram um minuto de silêncio em respeito a Terezinha Ramos, ex prefeita de Mariana e Joel Zózimo Ramos, chefe de gabinete do vereador Edson Agostinho.
Por Marcella Torres