Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

Na quinta-feira, 11 de agosto, a Câmara de Ouro Preto aprovou uma emenda no Artigo 60 da Lei Orgânica de Ouro Preto, reduzindo de duas para uma o número de reuniões ordinárias semanais. A proposta foi aprovada em primeira discussão por 10 votos, e apenas 5 vereadores se manifestaram contrários à redução, são eles: Júlio Gori, Naércio França, Renato Zoroastro, Vantuir Silva e Wanderley Kuruzu.

Desde 2008, vigora em Ouro Preto a emenda que determinou que “a Câmara reunir-se-á, em sessão ordinária, independente de convocação, às terças-feiras e quintas- feiras, exceto nos seguintes casos: I- Nos recessos / II- No período compreendido entre o último dia para a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice- prefeito e a vereador e o último dia útil anterior às eleições municipais”.

De acordo com o regimento interno da Câmara, o projeto que reduz o número de reuniões dos vereadores deverá ser colocado novamente em pauta em breve para ser votado em redação final. Ainda não se sabe o dia que os legisladores vão escolher para realizar seus encontros semanais.